O jornal “O Reguila” foi o nosso elo de ligação com a comunidade escolar, saía no final de cada período, espelhando um pouco os trabalhos de cada sala de aula. Agora através deste blog e da utilização das novas tecnologias vamos conseguir manter uma comunicação mais próxima com os alunos, com os encarregados de educação e com o pessoal docente. Vamos estar mais fácil de conectar e vamos poder auscultar as vossas opiniões com maior rapidez. A escola é cada vez mais o espaço onde se adquire conhecimentos, onde se aprende a estar em sociedade, a conviver, a interagir e a formar a nossa personalidade e a respeitar o próximo. Cada vez mais a convivência que existe na escola permite que os alunos cresçam como pessoas e sejam postos à prova continuamente, cumprindo regras e descobrindo e adquirindo o conhecimento, em suma preparando-se para o futuro com competência, mas com respeito pelo ambiente e pelos outros. A coordenadora do Núcleo Escolar da Carreirinha: Mª Fátima Ferreira

sexta-feira, 23 de março de 2012

Visita ao Planetário


No passado dia 20 de março visitámos o planetário, instalado na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo.
Saímos da nossa escola pelas nove horas e quinze minutos e, à chegada estavam duas pessoas que nos receberam, apresentaram-se e convidaram-nos a sentar nos almofadões dentro do insuflável.
Começaram por nos dizer que esse dia coincidia com o início da primavera e lá estavam marcados os quatro pontos cardeais: norte, sul, este e oeste. Vimos o Sol a nascer e a esse lugar dá-se o nome de este ou nascente. Também vimos o Sol a esconder-se e esse ponto chama-se oeste ou poente.
Depois escureceu e observámos os astros e distinguimos estrelas de planetas. Reparámos que as estrelas cintilavam e os planetas não. De seguida, vimos os planetas que compõem o sistema solar: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Gostámos de saber que os anéis de Saturno são constituídos por rochas e gelo; que Júpiter é o planeta gasoso; que os planetas têm luas e que os buracos existentes na Lua chamam-se crateras.
 Imaginámos que vestíamos os fatos de astronauta e viajámos pelo espaço.
Foi maravilhoso! 
                  3º ano        turma 7

1 comentário:

  1. É muito interessante como esta atividade abre horizontes e vai influenciar a formação e o interesse dos nossos alunos no futuro.

    ResponderEliminar