O jornal “O Reguila” foi o nosso elo de ligação com a comunidade escolar, saía no final de cada período, espelhando um pouco os trabalhos de cada sala de aula. Agora através deste blog e da utilização das novas tecnologias vamos conseguir manter uma comunicação mais próxima com os alunos, com os encarregados de educação e com o pessoal docente. Vamos estar mais fácil de conectar e vamos poder auscultar as vossas opiniões com maior rapidez. A escola é cada vez mais o espaço onde se adquire conhecimentos, onde se aprende a estar em sociedade, a conviver, a interagir e a formar a nossa personalidade e a respeitar o próximo. Cada vez mais a convivência que existe na escola permite que os alunos cresçam como pessoas e sejam postos à prova continuamente, cumprindo regras e descobrindo e adquirindo o conhecimento, em suma preparando-se para o futuro com competência, mas com respeito pelo ambiente e pelos outros. A coordenadora do Núcleo Escolar da Carreirinha: Mª Fátima Ferreira

segunda-feira, 5 de março de 2012

Uma visita aos ecopontos

Logo no início do ano, a nossa turma deu um passeio à volta da escola, com a professora.
Vimos os ecopontos, mesmo em frente à escola num pequeno jardim, mas ao lado dos ecopontos, notámos um ecoponto diferente.

- Para que serve aquele, professora?- perguntou a Inês curiosa.
- Aquilo é um oleão.

- Um oleão!?– admirou-se o André. - Para que serve isso?
Então a professora explicou:

O oleão serve para depositar o óleo usado nas nossas cozinhas, quando fritamos batatas, peixe e outras coisas. Esse óleo depois de usado não deve ser despejado nos canos do lava-loiças, ou na terra do quintal. Deve ser colocado em garrafões de plástico bem fechados e depositados nos oleões.

-O que fazem depois a esse óleo? –perguntou o Pedro.
- Bom, depois podem fazer sabão e combustível com o óleo –explicou a professora.

Então, quisemos ver para dentro do oleão e ficámos admirados, porque lá dentro não havia garrafões com óleo, mas muito lixo, todo o tipo de lixo. Ficámos espantados e não compreendíamos aquilo!
Voltámos para a sala de aula e a professora perguntou-nos o que podíamos fazer para ensinar as pessoas como se devem usar os oleões. Pediu-nos que cada um, com a ajuda dos pais, escrevesse em casa uma frase sobre os oleões. Estas são algumas das frases que fizemos:
«O oleão é para reciclar o óleo.»
«O oleão é um depósito onde se põe óleo usado.»
«O oleão é importante para o ambiente, porque assim as pessoas já não deitam o óleo na terra ou nos esgotos.»
«O oleão é para pôr óleo e não lixo.»
«Para o ambiente melhorar Vamos todos reciclar, Aceite a nossa sugestão Ponha o óleo no oleão.»
«Eu vou pôr o óleo usado no oleão.»
«Atenção! Este contentor, não é para pôr lixo, Mas sim óleo usado.»
«Por um mundo mais limpo O óleo do fogão Vai para o garrafão E depois vai para o oleão.»
1º Ano Turma 2

1 comentário:

  1. Os nossos alunos podem fazer muito pelo ambiente e por um mundo melhor, por isso a sua acção junto dos pais, encarregados de educação e parentes são importantíssimos, porque podem sensibilizar e fazer com que os mais velhos respeitem o ambiente e cumpram as regras para um Mundo Melhor.

    ResponderEliminar